Estamos a construir um castelo nas aulas de Expressão Plástica. Recortámos...
terça-feira, 24 de novembro de 2009
sábado, 21 de novembro de 2009
sexta-feira, 20 de novembro de 2009
Olhar sobre Guimarães
No dia 18 de Novembro fomos passear em Guimarães. Um passeio mais atento, um olhar diferente sobre a nossa cidade. Sentimos a falta do Gonçalo que estava doente. Se calhar vamos ter que repetir porque todos gostámos muito e o Gonçalo ia gostar. Um beijinho para ele. Começámos pelo Toural e... descoberta das descobertas temos na nossa sala um Sequeira Braga. Será que foi ele o arquitecto desta obra de arte?
É que quando se decidiu construir esta fonte monumento, a sua concepção foi encomendada ao Arquitecto Sequeira Braga. Foi inaugurada em 1953. A escultura de bronze que representa Maria da Fonte é da autoria de Eduardo Tavares e representa a vitória e a independência.
Tiraram apontamentos e interessaram-se pelas informações que conseguiam tirar junto aos monumentos. Estas informações foram a base para a criação de textos muito bonitos.
Subimos para o Largo João Franco passando pela Porta da Vila. Mais uma paragem para apreciar a obra de João Cutileiro inaugurada a 24 de Junho de 2001. Bem procuraram informações mas não havia.
Vimos a Igreja da Misericórdia, construída no séc. XVIII. Descobriram que ao lado de cada monumento há umas placas com informações sobre os mesmos.
Aí fomos nós pela Rua da Rainha acima. Passámos por uma loja de artesanato e vimos os bordados de Guimarães, os lencinhos e as cantarinhas dos namorados.
Muito bonitos e coloridos os lencinhos!
Fomos ver a Estátua das Duas Caras que se encontra no telhado dos antigos Paços do Concelho.
Esta Estátua deu origem a uma lenda que mais tarde iremos contar.
No Padrão do Salado tirámos uma fotografia.
Vimos o Cruzeiro da Senhora da Guia, ao lado do Museu Alberto Sampaio.
Rumo ao Largo dos Laranjais, passámos por outra loja de artesanato com caixas e bombos das festas Nicolinas.
Aí estão eles todos interessados a procurar informações sobre Alberto Sampaio. Uma pausa para lanchar.
Chegámos à Mumadona e retirámos as informações que estavam na Estátua. Temos andado a investigar a sua vida e obra e já sabemos o importante papel que esta senhora teve na fundação da nossa cidade.
Tal como disse a Margarida no seu texto "Andámos, andámos, andámos..." e já estavam cansados.Mas ainda subimos mais, até ao Castelo. Passámos no Jardim do Carmo e vimos o chafariz que em tempos se encontrava no Largo do Toural e chegámos à Estátua "verdadeira", como eles dizem, de D. Afonso Henriques.
sábado, 14 de novembro de 2009
A sala da Sophia
Este ano cada sala tem o nome de um autor. A nossa sala é a sala da SophiaQuando soubemos que tínhamos que escolher um autor optámos pela Sophia, porque já tínhamos começado a ler a Menina do Mar.
sexta-feira, 6 de novembro de 2009
Subscrever:
Mensagens (Atom)